quarta-feira, fevereiro 25, 2004

Blog stays home. art goes to little screen

Amanhã, precisamente quinta-feira, a renovada "2" passa o filme da minha vida. Entre os clássicos de um John Ford dado a histórias mais musculadas, é este o meu clássico. De 1941, e apesar do cinzento-escuro dos cenários, este é um filme sempre fresco e novo. Aquela vila de carvão arrebatou-me muito antes de eu saber que tinha arrebatado óscares a rodos.

Ví-o mais de vinte vezes, só numa noite passou-me água benta pelos olhos em três sessões de cassete. Já chorei desalmado quando o pequeno Huw (Roddy McDowall no seu único filme de jeito, que eu me lembre), sentado sozinho à mesa com o pai (um soberbo Donald Crisp) - depois de os irmãos mais velhos terem abandonado o jantar e a casa - agita impaciente os talheres para pouco depois aquele mesmo pai atirar com suavidade: "Yes my son, I know you're there". E então, o sorriso de dentes largos do jovem Huw.

E é também o filme em que Walter Pidgeon, na cozinha dos Morgans, se vira para Maureen O'Hara e verte: "You will be a Queen wherever you are/walk".



Não vou dizer mais, um blog não chegaria.

O título é em português "O vale era verde". Mas eu continuo a preferir a musicalidade de "How green was my valley".

Um abraço, até logo

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial