sexta-feira, março 02, 2007

Morreu Manuel Bento


O antigo guarda-redes do Benfica e da Selecção Nacional morreu quinta-feira, de forma súbita, no Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro. Manuel Bento tinha 58 anos.


Manuel Galrinho Bento nasceu na Golegã a 25 de Junho de 1948 e era considerado um dos melhores guarda-redes da história do futebol português. Bento foi titular da baliza do Benfica de 1976 a 1986. O jogador começou a carreira futebolística no FC Barreirense e em 1972 foi transferido para o Benfica. Entre 1973 e 76 alternou na baliza dos encarnados com José Henrique. Com 28 anos, para além de ganhar a titularidade da baliza do Benfica, passou a ser o guarda-redes da selecção nacional, lugar que ocupou até 1986. No primeiro jogo de Bento, Portugal perdeu no Porto, 0-2 contra a Polónia. Bento é recordado pelas suas defesas acrobáticas, sangue-frio e temeridade.


Possivelmente o seu melhor jogo foi nas meias-finais do Campeonato Europeu de Futebol de 1984, contra a França, que Portugal perdeu por 2-3. Bento jogou também no Campeonato do Mundo de 1986, no México, quando foi mesmo o porta-voz dos jogadores amotinados aquando do Caso Saltillo. Bento jogaria apenas o primeiro jogo no México, a vitória por 1-0 sobre a Inglaterra. Num treino, partiu um perna e esteve sem jogar quase toda a época seguinte. A partir de então passou a ser guarda-redes suplente ou terceiro guarda-redes do Benfica, até ao fim da sua carreira, em 1991/92. (RTP)
Eu, quando era pequeno, queria ser como ele. Vi-o jogar várias vezes. Foi o maior. De sempre.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial