quinta-feira, agosto 18, 2011

Voltar

Com os anos passei a tomar como naturais os enganos da memória. Pensar que aquela pessoa era enorme mas era só eu que era pequeno quando a conheci, casas de portas largas que com a idade se tornaram estreitas ou armários de parede outrora inacessíveis e agora à mão.

Há quatro dias regressei à aldeia dos meus pais. Dos meus pais, avós, tios. Os enganos da memória não tiveram ali lugar. Temi, antes de entrar naquele mundo de coisas perdidas, que à saída deixasse de ter um lugar para voltar. Não. Tudo era o que foi. E esse é um milagre pessoal, impossível de explicar a outros. Quando pisei aquelas pedras quase descalço não era a matéria em que me sustentava, era outra coisa. Sentía-me em casa. Era só uma aldeia, mas era casa. Talvez por isso fossem também há quatro dias as sensações a ressoar mais alto do que a métrica dos espaços, das pessoas.

Fui com a minha filha, que tem a idade que eu tinha quando me dei conta daquelas ruas, o sol em gincana entre as pedras. Pensei que se aborreceria depressa. Mas não. Vi nela o que eu fui, saciado pelo elementar, pelas cores vivas do sol nessas pedras, um som de animais a cortar o silêncio, trinados que chegam de longe, de onde uma serra observa os movimentos sem pressa.

Um milagre meu. Uma memória que era grandiosa, já um espelho do paraíso, e por isso não podia agora ser outra coisa.

1 Comentários:

Blogger toryburchshoesbags disse...

Collections also include colourful wall decorations Onitsuka Tigerwhich combine great design with safety. Many parents want to avoid having a framed and glazed picture on the wall so the soft padded wall décor Onitsuka Tigeritems and the soft printed wall canvases are the perfect solution as they are lightweight and pose no glass danger to the child.

3:23 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial