domingo, maio 22, 2005

Há coisa de uma hora

Ora cá está a altura ideal para me fazerem a pergunta sacramental que andam a fazer-me há décadas: "Há quantos anos é que o Benfica não é campeão?". Respondo-lhes - com a mesma boa disposição de sempre mas um bocadinho diferente - há coisa de uma hora.


Um abraço e até logo

sexta-feira, maio 20, 2005

Acreditar no mundo III

Já para não falar destas: "A Comissão Europeia qualificou hoje de "inaceitável" a expulsão pelas autoridades cubanas de dois parlamentares europeus que se encontravam na ilha, declarou o porta-voz da comissão de Desenvolvimento e Ajuda Humanitária, Amadeu Altafaj. Cuba expulsou quinta-feira um senador checo e um deputado alemão que se encontravam em Havana há vários dias com o propósito de assistir, como convidados, ao congresso que a dissidência interna tem previsto iniciar hoje em Havana. (...) Dois eurodeputados polacos do Partido Popular Europeu, Boguslaw Sonik e Jacek Protasiewicz, foram impedidos na quarta-feira de entrar em Cuba e obrigados a regressar à Europa no mesmo avião. (...) As autoridades cubanas também tomaram medidas para impedir que seis jornalistas polacos pudessem cobrir o congresso da Assembleia Para Promover a Sociedade Civil (APSC), dirigida pela economista Martha Beatriz Roque. A notícia foi divulgada pela televisão privada polaca TVN24 Horas, que recebeu uma mensagem de correio electrónico de um dos jornalistas. Na mensagem, Jerzy Jurek, jornalista do semanário Tygodnik Podhalanski, diz: "Vão encerrar-nos, necessitamos ajuda"."


Isto está lindo, está, um abraço e até logo

Acreditar no mundo II

Ou notícias destas: "Dois prisioneiros afegãos detidos em Bagram, no Afeganistão, foram torturados até à morte por soldados norte-americanos em 2002, noticia hoje o New York Times, que cita o relatório de um inquérito realizado pelo exército dos Estados Unidos. (...) O documento, de que o New York Times obteve uma cópia, relata nomeadamente como Dilawar, um jovem taxista afegão acusado de ter participado num ataque com foguetes contra uma base norte-americana de Khost (sudeste), recebeu mais de 100 golpes nas pernas antes de morrer, em Dezembro de 2002. Segundo o relatório, a autópsia feita posteriormente descrevia os ossos das pernas de Dilawar como "pulverizados". "Vi ferimentos semelhantes numa pessoa que tinha sido atropelada por um autocarro", declarou a tenente-coronel Elizabeth Rouse, citada no relatório. Quando o inquérito à morte de Dilawar foi concluído, lê-se no relatório, os investigadores estavam convencidos da sua inocência. O relatório cita outro caso de um afegão, Habibullah, que morreu na sequência de um ataque cardíaco provocado, veio a concluir-se, por um coágulo de sangue originado por golpes repetidos nas pernas. "Os porta-vozes do exército norte-americano afirmaram que o homem morreu de causas naturais, mesmo depois de os investigadores encarregados do inquérito àquela morte terem concluído que foi um homicídio", lê-se no relatório."


Um abraço e até já

Acreditar no mundo I

Com notícias destas: "A defesa de Saddam Hussein pretende apresentar queixa contra a publicação pelo diário britânico 'The Sun' de fotografias do ex-Presidente iraquiano, uma das quais em roupa interior, declarou um dos seus advogados, Ziad Khassawneh, à estação televisiva Al-Jazira. Em declarações à estação televisiva por satélite do Qatar, Khassawneh afirmou que serão exigidas explicações e apuramento de responsabilidades, já que "é evidente que as fotografias foram tiradas no interior da cela" e constituem "uma violação dos direitos humanos e uma contravenção à Convenção de Genebra"."


Um abraço e até já

Eu não queria assim

É injusto da minha parte logo a seguir ao Vinni escrever este post sobre os ilustres parvalhões, perdão, espertalhões, vá espertalhaços, espertinhos, mais desenrascaditos. Isto para não os chamar outras coisas. Mas cai vai o post: Gostava de morar em Oeiras e simultaneamente em Gondomar para votar contra duas pessoas. Já agora contava-vos uma anedota, uma piadita, sobre 30 mil contos ou coisa que o valha e um taxista sobrinho de gente importante a lutar pela vida na Suíça. Contava mas não conto porque parece que alguém já a contou. E pegou, ficou-se toda a gente a rir muito e baforadas de charuto e não sei que mais. Fodasse para este país onde uma atleta olímpica lava escadas para poder competir. Vá lá que temos intituições sérias como o BES, por exemplo, e líderes políticos sérios e isentos (não eram do meu partido, que não o tenho, mas o CDS a par com o PCP eram aqueles por quem eu punha as mãos no fogo - queimei-me, azar, é para não ser estúpido). Triste país, país não, paísito. Vá lá, um rectângulo pasto de meia dúzia de famílias. Às vezes olho e não é este o meu Portugal. Um dia ainda tenho que desatar à bofetada em alguém. É assim, na Argentina também era tudo gentleman e tangos e buenos aires.


Um abraço e até logo, vou ali desamargurar

quinta-feira, maio 19, 2005

Amigos de sempre II

Finalmente tenho o CD da guitarra e outras máquinas. Vá lá - é ainda melhor do que me lembrava. Voltei ao único lugar onde o deveria ter ouvido, a aldeia dos meus avós. Dias quentes e a adega transformada em quarto como refúgio. Guitarras únicas e paredes de pedra - mais tarde rebocadas e uma cama de casal onde me espreguiçava todas as tardes. Com os sons deste senhor que me atrevo a dizer "o melhor guitarrista do mundo". Ouçam, ouçam porque quem ainda não ouviu, na verdade, ainda não ouviu nada.


Um abraço e até logo

segunda-feira, maio 16, 2005

Levados ao colo

Um sportinguista acaba de me dizer isto (eu não lhe perguntei nada): "o golo foi limpo", "o director desportivo do Sporting também disse logo que o golo era limpo, que não havia falta, disse que viram duas ou três repetições e que não havia nada", "já te tinha dito, o Benfica vai ser campeão e o Sporting vai ganhar a UEFA". Eu também espero que sim.

Benefícios houve, é evidente, num penalty sobre o Karadas que não era contra o Estoril. Ou no golo que o Porto sofreu na Luz e afinal não sofreu e um árbitro que acaba o jogo com um jogador do Benfica isolado para a baliza e (disseram os comentadores) um penalty sobre não sei quem. Ou no golo que o Beira-Mar marcou em Alvalade mas afinal o jogador que estava em jogo afinal estava fora-de-jogo ou no penalty para o Braga que não foi marcado quando o jogo estava zero-a-zero e depois o Sporting marcou três golos e tudo acaba bem quando acaba em bem mas podia ser outra história. Há colo para todos - as memórias é que são selectivas.

E quanto a dúvidas, se as houver, elas estão tanto no golo do meu Benfica como naquela bola dominada pelo McCarthy antes do primeiro golo contra o Rio Ave (o homem tem peito até ao cotovelo - deve ser para nos levar ao colo e bem amamentados).


Um abraço e até logo

sexta-feira, maio 06, 2005

Não é que me interesse muito, mas é só para saber...

...a seguir ao CDS-PP (CDS-Paulo Portas) sucede o CDS-REC(CDS-Ribeiro e Castro)?


Um abraço e até logo

domingo, maio 01, 2005

O conceito "mundo civilizado" deve encerrar uma terrível explicação



Sabiam que os Jarawa foram um dos últimos povos "incontactados"? Parece que sim, que andavam por ali sós, nas praias das Ilhas Andaman, na ìndia. Depois foram "contactados" por um antropólogo (?) bem intencionado. Por fim, de algum modo cruzaram-se na circulação da civilização.



Parece que há um século eram uns cinco mil. Imaginem o que lhes está a acontecer agora. Agora que nós os contactámos. We, the great white wisdom.



Por falar em civilidade: uma das principais características dos Jarawa é o tratamento especial que dedicam às crianças da tribo. As crianças são o centro da vida da comunidade, são protegidas e acarinhadas por todos e não devem nunca realizar trabalhos que lhes exijam demasiado esforço. Uns bárbaros, estes Jarawa.

Um abraço e até logo

PRIORIDADES


O Benfica ganhou ao Belenenses. Por isso, tudo está bem.


Um abraço e até logo